sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os Dez Mandamentos


Ato I. Deus e Moisés no alto do Monte Sinai.

Deus: Diga lá, Moisés!

Moisés: Oi, Deus...
D: Como é que vai essa força?
M: Meio cansado de subir esse monte toda hora.
D: Calma que tá acabando. Preparado?
M: Preparadaço. Cadê as tábuas dos mandamentos?
D: Tábua. Coube tudo numa só. A outra encostei aqui no canto.
M: Só? Eu tava pensando nuns seiscentos e poucos mandamentos. Mas como o Senhor fez pra caber todas as Tuas ordens num mísero pedaço de pedra?
D: Não tem muitas ordens não. Deu até pra esculpir em letra grande. Na verdade, é só essa aqui, ó.
M: "Faz o que tu queres, pois é tudo da Lei"?!?!
D: Legal, né? Acho que dava até música...
M: Mas, Senhor?! O Senhor deve estar de sacanagem comigo. Tem uma penca de judeu faminto me esperando lá embaixo, no deserto. Eu jurei que ia rolar uma revelação! Tem que ter um mise-en-scène, caceta! O que eu vou dizer pra minha mãe?! Joga um trovões e uns raios aí, pelo Seu amor! A sarça ardente! Cadê a sarça ardente?!
D: Deixa disso, Mô. Não precisa, deixa a negada ser feliz. Cada um no seu quadrado.
M: Mas isso é inaceitável!!! Deve ter mais alguns mandamentos para colocar. Bora colocar um sobre não cobiçar a mulher do próximo, porque acho que um escravo do Hur tá crescendo o olho pra cima da esposa do Aisamaque, ainda vai dar chabu.
D: Nops, deixa do jeito que tá mesmo. A gente fica proibindo demais, depois essa gurizada acaba crescendo rebelde. Eu vi isso na Supernanny.
M:O Senhor não tá entendendo. Ser humano é bicho ruim, precisa botar limite senão vira bacanal. Vamos proibir assassinato, roubo e mentira, pelo menos.
D: E por acaso precisa escrever isso numa pedra? Todo mundo já sabe dessas coisas. Esquece isso, garotinho. Agora desce lá, que eu tenho que dar uma geral aqui no meu pedaço.
M: Bom, já que o Senhor já bateu o martelo, posso pelo menos usar Seu banheiro divino?
D: Claro! É no fim do corredor, só toma cuidado que o chão da sala tá cheio de poeira e lasca de pedra.
***

Ato II. Deus sozinho no Seu apartamento no dia seguinte.

Deus: Ué? Cadê meu cinzel? Eu podia jurar que tinha deixado ele aqui em cima da mesa... Pensando bem, também não vejo minha outra Tábua da Lei desde ontem...

6 comentários:

Camila disse...

Muito bom!

Marcelo Faccenda disse...

Valeu, gatona! Saudades!

Irene disse...

Pois é, e mesmo com a outra tábua, deu no que deu!
Colocamos ela num pedestal (na arca da aliança) e desde então serve apenas para nortear utopicamente o comportamento do homem.
Fiquei impressionada com o seu conhecimento da Bíblia e amei a paródia!
Beijos, beijos e beijos!!!

Marcelo Faccenda disse...

Ah, meu bem, mas não precisa ser gênio pra saber um pouco dessa história,né? É só ver o filme com o Charlton Heston, que aliás foi de onde eu roubei a fot odo post.... eheheheh!! Mas eu já li a Bíblia algumas vezes, inclusive no começo do ano quando tava estudando Nietzsche pro meu mestrado, por isso posso dizer até que nem sou tão ignorante no assunto... Beijo!

Erika Sun disse...

Eu amo essas coisas que você escreve!!! =)

Marcelo Faccenda disse...

Ahahahahahah!! Que bom que vc gosta, meu bem... Esse post vc pode por na conta das aulas que tivemos com o Kohte... :o)