sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Veludo


Hoje me convidaram pruma festa no Velvet Pub, que eu nem conhecia. Curiosamente, e com frescuras à parte, veludo é uma das palavras que eu mais gosto na língua portuguesa. Aliás, mais do que isso, talvez seja o conceito mais impregnado de referências agradáveis entre todas as línguas (que eu conheço, pelo menos).

Velvet, em inglês, me lembra do Velvet Underground, dos gênios Lou Reed e John Cale, da musíssima Nico e, por consequência, do pop Andy Warhol. Também na música, tem o Velvet Revolver, que é um Guns com o Scoot Weiland (ex-Stones Temple Pilots) cantando, e que eu curto. Por último, tem o belíssimo The Blue Velvet, filme clássico do David Lynch, que tem a Isabella Rosselini pra deixar qualquer um louco, tudo com a trilha sonora do Angelo Badalamenti, esquizofrênica como sempre.

Em espanhol, veludo se diz terciopelo, que deve ser o som mais sensual produzido pelos falantes desse idioma no interregno das suas vidas. Só a sonoridade da palavra - que é formada pela corruptela da expressão tercero pelo - já seria suficiente pra me levar ao orgasmo, mas ainda tem o bônus da memória da bandinha colombiana Aterciopelados, que eu adorava quando era mais novo.

Pra encerrar, tem velours em francês, velluto em italiano e samt em alemão, que eu descobri pesquisando na internet. E ainda, Janaína Boquinha-de-Veludo, dançarina de um casino clandestino que tinha na minha cidade natal, que sempre instigou minha imaginação até eu descobrir que a realidade era bem mais interessante...

6 comentários:

Má disse...

Isso sem falar na sobremesa americana red velvet, que é um bolo de 5 andares que fazem você subir cada degrau como se tivesse asas.

Marcelo Faccenda disse...

Red Velvet? Essa pra mim é nova... Põe na lista das coisas que vc vai preparar pra mim quando eu for praí, hein?

Lu Guedes disse...

eu gosto da sonoridade de veludo. só a palavra parece ser macia. vai pro hall das palavras mais legais junto com "crocante".

mas por falar em guns, vc vai?
beijinho

Marcelo Faccenda disse...

Ahahahahah!!! Eu tb tenho um hall pras palavras legais, tipo "sevícia"... Pro Guns eu vou, certeza, e vc? Beijo!

Lua disse...

You are amazing!

Marcelo Faccenda disse...

Ahahahahahahahah... Esse comentário foi excelente, mas nao entendi muito...